Nos tempos atuais, estamos acostumados a agir da maneira mais prática pelos nossos interesses...mas pensando assim, estamos ajudando o planeta?!
Essa praticidade nos levou a viver de excessos, desde a extração dos recursos naturais, a produção de bens materiais, propagandas manipuladoras e compras insaciáveis. Isso tem causado grandes desequilíbrios aos ciclos da vida. Temos como exemplos, a falta de água e alimento para diversos grupos sociais, o empobrecimento dos solos, a desertificação de algumas regiões, além do acúmulo de resíduos sólidos, que invadem as praias, florestas, formando montanhas de resíduos próximos às cidades e até no meio dos oceanos.
Não vamos nos prender a esses danos em larga escala!
As pequenas atitudes que praticamos diariamente, de maneira quase inconsciente, são as causas dessas grandes alterações. A partir desse ponto, podemos relembrar que cada ação gera uma reação, já que na Terra somos uma grande unidade viva. Essa unidade é formada por diversos seres distintos, onde cada um desempenha sua função, seja um Soldadinho-do-araripe, uma Onça-pintada, um Cedro e seres humanos.
Então, que tal...
Aproveitar esse tempo em casa para refletir, organizar e agir com atitudes diferentes?
Aqui vão algumas ideias para começar em casa, com o que temos e podemos:
1) Introduzir uma coleta seletiva em casa!
O que chamamos de lixo são resíduos divididos em sólidos e orgânicos.
Os sólidos, após utilizados, devem estar limpos e secos. Depois encaminhados até um posto de coleta seletiva. Dando assim a oportunidade de serem reciclados, porém também podem ser reutilizados. Um resíduo pode se transformar em objetos, como um depósito, um vaso customizado, um porta lápis, entre outras mil ideias disponíveis na internet.
Os orgânicos, são os que não podem ser lavados, reciclados ou reutilizados. Exemplo são papéis, guardanapos, restos de frutas, legumes, etc. Esses devem ir para o lixo comum ou você pode criar sua composteira. Essa ideia pode dar um trabalhinho, mas vale a pena! Imagina desperdiçar menos alimentos, ter adubo para suas plantinhas, colaborar para a maior durabilidade do aterro sanitário de sua cidade, menor dispersão de resíduos nas ruas e por aí vão os benefícios.
2) Repensar e agir para menor consumo de eletricidade!
A eletricidade é gerada por fontes naturais, como hidrelétricas, eólicas e termelétricas. Essas fontes causam sérios danos à biodiversidade daquele território.
Então podemos utilizar esse recurso de maneira mais respeitosa? Podemos!
Aquelas velhas frases, que deixamos de lado, como “apague as luzes quando sair”, “tire o aparelho da tomada”, fazem diferença, sim! Você sabia que até mesmo desligado, o equipamento consome energia se estiver conectado ao interruptor? Pode parecer pouco, se pensado individualmente, mas temos que lembrar, somos muitos em um planeta relativamente pequeno.
Faça sua parte pensando no todo, na origem daquele recurso, por onde e como ele passou até chegar em suas mãos.
3) O verde, cura!
Você já pensou em ter uma floresta?
Que tal começar com uma horta dentro de casa?
Sei que isso tá na moda, vemos isso em todos os lugares, mas vale mesmo a pena?
As plantas desenvolvem diversos serviços que beneficiam o ambiente, reciclam o ar, servem de alimento, nos proporcionam momentos de cuidado e, além disso tudo, são boa companhia.
Pequenas hortaliças podem se desenvolver em pequenos jarros na sua janela, cozinha e sala, só precisam de carinho, água e sol. Vale a pena a tentativa, um novo passatempo. Se não tiver os materiais necessários, pode ir planejando para quando for possível, adquirir um pouco de terra e já começar o plantio.
4) A origem da vida!
A água, o bem mais precioso que temos no planeta, que por sinal, foi apelidado de planeta água.
Será que ela está sendo bem gerida?
Estamos dando a devida importância?
O que podemos fazer em casa?
Primeiro de tudo, pensar nela com respeito, depois disso, o resto fica mais simples. Quando vamos tomar banho, lavar as mãos, a louça e escovar os dentes, desligue a torneira. As água de cozimento de alimentos, podem ser utilizadas para regar as plantinhas da sua horta. Se tem máquina de lavar, espere encher o tanque de roupa, ao invés de fazer várias vezes com poucas. E depois utilize aqueles litros para lavar o banheiro, tapetes, escadas e o carro.
5) Comer X Alimentar
Não podemos dizer bem quando aconteceu, mas é visível a mudança alimentar que as sociedades passaram. A princípio o alimento era caçado e coletado para sobrevivência, com o tempo foram desenvolvidos diversos mercados que dominaram esse setor. Até que chegamos ao ponto de que não nos alimentamos mais em busca de nutrientes e sim, em busca de prazer. Indo direto ao ponto, não precisamos deixar de fazer comidas saborosas, mas por que não unir o sabor ao nutritivo?
Podemos sugerir um desafio?
Experimente uma alimentação mais viva, voltada para nutrir o corpo. Até porque, o que não falta é opção, basta se jogar na cozinha e improvisar.
Se quiserem um incentivo, vou deixar aqui alguns motivos que possam sensibilizar:
O desmatamento causado às nossas florestas para criação de gado e grandes plantações de monocultura, são responsáveis pela degradação e compactação do solo, perda de biodiversidade e território.
Os imensos gastos com água e agrotóxicos para manter viva uma plantação ou rebanho, que infelizmente estão vinculadas ao comércio globalizado que visa o capital e não a vida.
Pelos conceitos de permacultura, agroflorestas e manejos florestais adequados, podemos obter a mesma quantidade de produtos, sem danificar o solo, os cursos d'água, beneficiando também toda a população que reside naquele local. E, se estiver interessado, dá uma boa leitura!
Para entrar nessa, basta você procurar comprar de pequenos produtores, optar por produtos orgânicos e agroecológicos, que não sejam fruto de exploração. Por enquanto, sem muitas opções de feiras, compre os itens que realmente são importantes, sem aquelas infinitas substâncias químicas, corantes e conservantes. Isso também vale para os produtos de limpeza e higiene pessoal. E pra facilitar a vida, tem diversas lojas virtuais, que até fazem entrega desses produtos naturais, cheio de cuidados com você e com o planeta.
Este é o momento perfeito para ir a busca de alternativas e soluções para as variadas problemáticas que enfrentamos nos dias atuais!
Vá com calma, se habituando e aos poucos terá introduzido boas ações ao seu dia a dia!
Aqui foi só um começo...tenha uma ideia, pesquise, improvise e incentive seus familiares e colegas, em busca de pequenos hábitos que podem salvar o planeta. Quando passar esse período de reclusão, as novas atitudes já estarão fluindo naturalmente.
Espero que tenha ajudado. Com força de vontade, podemos tudo!
Vamos espalhar ideias e soluções para construir com nossas próprias mãos, o futuro!
Escrito por: Kali Ribeiro - Diretora de Projetos
Revisado por: Beatriz Araujo - Diretora de Marketing
Comments